Adson Carlos Carneiro Silva – Especialista em Algorítimos para Trandings

Negociação Algorítmica

O que é negociação algorítmica?

A negociação algorítmica é um processo para executar ordens utilizando instruções de negociação automatizadas e pré-programadas para contabilizar variáveis ​​como preço, momento e volume. Um algoritmo é um conjunto de instruções para resolver um problema. Algoritmos de computador enviam pequenas porções do pedido completo ao mercado ao longo do tempo.

A negociação algorítmica utiliza fórmulas complexas, combinadas com modelos matemáticos e supervisão humana, para tomar decisões de compra ou venda de títulos financeiros em bolsa. Os comerciantes algorítmicos costumam usar a tecnologia de negociação de alta frequência , que pode permitir que uma empresa faça dezenas de milhares de negócios por segundo. A negociação algorítmica pode ser usada em uma ampla variedade de situações, incluindo execução de ordens, arbitragem e estratégias de negociação de tendências .

 

Entendendo a negociação algorítmica

O uso de algoritmos no comércio aumentou depois que os sistemas de comércio computadorizados foram introduzidos nos mercados financeiros americanos durante a década de 1970. Em 1976, a Bolsa de Valores de Nova York introduziu o sistema DOT (Designated Order Turnaround) para encaminhar pedidos de traders para especialistas no pregão. Nas décadas seguintes, as bolsas aprimoraram suas habilidades para aceitar negociações eletrônicas e, em 2010, mais de 60% de todos os negócios foram executados por computadores.

O autor Michael Lewis chamou a atenção do público para o comércio algorítmico de alta frequência, quando publicou o livro best-seller Flash Boys , que documentava a vida dos comerciantes e empresários de Wall Street que ajudaram a construir as empresas que vieram a definir a estrutura do comércio eletrônico. América. Seu livro argumentava que essas empresas estavam envolvidas em uma corrida armamentista para construir computadores cada vez mais rápidos, capazes de se comunicar com as trocas cada vez mais rapidamente, para obter vantagem com velocidade com os concorrentes, usando tipos de pedidos que os beneficiavam em detrimento dos investidores médios.

 

Negociação Algorítmica Faça Você Mesmo

Nos últimos anos, a prática de negociação algorítmica do tipo faça você mesmo se generalizou. Fundos de hedge como o Quantopian, por exemplo, algoritmos de fonte de multidões de programadores amadores que competem para ganhar comissões por escrever o código mais lucrativo. A prática foi possibilitada pela disseminação da Internet de alta velocidade e pelo desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos a preços relativamente baratos. Plataformas como Quantiacs surgiram para atender os comerciantes do dia que desejam experimentar a negociação algorítmica.

Outra tecnologia emergente em Wall Street é o aprendizado de máquina. Novos desenvolvimentos em inteligência artificial permitiram aos programadores de computador desenvolver programas que podem melhorar a si mesmos através de um processo iterativo chamado aprendizado profundo. Os comerciantes estão desenvolvendo algoritmos que dependem de aprendizado profundo para se tornarem mais lucrativos.

PRINCIPAIS TAKEAWAYS

  • A negociação algorítmica é o uso de algoritmos baseados em processos e regras para empregar estratégias para executar negociações.
  • Ele cresceu significativamente em popularidade desde o início dos anos 80 e é usado por investidores institucionais e grandes empresas comerciais para diversos fins.
  • Embora ofereça vantagens, como tempo de execução mais rápido e custos reduzidos, a negociação algorítmica também pode exacerbar as tendências negativas do mercado, causando falhas instantâneas e perda imediata de liquidez.

 

Vantagens e desvantagens da negociação algorítmica

O comércio algorítmico é usado principalmente por investidores institucionais e grandes corretoras para reduzir os custos associados ao comércio. De acordo com a pesquisa , a negociação algorítmica é especialmente benéfica para pedidos de grandes tamanhos que podem compreender até 10% do volume total da negociação. Normalmente, os formadores de mercado usam negociações algorítmicas para criar liquidez.

A negociação algorítmica também permite a execução mais rápida e fácil de pedidos, tornando-o atraente para as trocas. Por sua vez, isso significa que traders e investidores podem rapidamente registrar lucros com pequenas mudanças de preço. A estratégia de negociação de escalpelamento geralmente emprega algoritmos porque envolve compra e venda rápidas de valores mobiliários a pequenos incrementos de preço.

A velocidade da execução dos pedidos, uma vantagem em circunstâncias comuns, pode se tornar um problema quando vários pedidos são executados simultaneamente sem intervenção humana. A queda instantânea de 2010 foi atribuída à negociação algorítmica.

Outra desvantagem do comércio algorítmico é que a liquidez, criada por meio de ordens rápidas de compra e venda, pode desaparecer em um momento, eliminando a mudança para os traders lucrar com as mudanças nos preços. Também pode levar à perda instantânea de liquidez. Pesquisas descobriram que o comércio algorítmico foi um fator importante para causar perda de liquidez nos mercados de moedas depois que o franco suíço interrompeu sua pegada em euros em 2015.

Adson Carlos Carneiro da Silva – Especialista em Negociação Algorítimica

Deixe um comentário