ANDAM Adiciona Mais Um Prêmio, Novos Patrocinadores Digitais

O vencedor do Prêmio Especial receberá 100.000 euros e um ano de treinamento de Bruno Pavlovsky, da Chanel.

 

Bruno Pavlovsky.

Para sua edição de 2022, o concurso de moda francês ANDAM adicionou um Prêmio Especial no valor de 100.000 euros ao lado do Grande Prêmio de 300.000 euros, refletindo a generosidade de patrocinadores novos e estabelecidos – e reconhecendo a riqueza de talentos de alto calibre que os prêmios vêm atraindo recentemente.

Além disso, Bruno Pavlovsky, presidente da Chanel fashion e presidente da Chanel SAS, que foi mentor dos prêmios ANDAM 2015 , oferecerá um ano de mentoria para o grande vencedor e vice-campeão, treinando tanto as dimensões criativas quanto estratégicas da seus negócios incipientes.

“Mais do que nunca, a criatividade jovem é importante, e a última edição provou que a questão não é encontrar talentos – há uma riqueza deles –, mas como equipar e ajudar esses talentos em suas aventuras empreendedoras”, disse ele.

 

Revelando detalhes de sua última edição exclusivamente para a WWD, a diretora executiva da ANDAM , Nathalie Dufour, também elogiou a riqueza de talentos que as últimas edições atraíram e observou que o novo prêmio especial pode fornecer uma vantagem para um designer iniciante com um negócio menor pegada, já que o júri presta muita atenção aos números de receita.

Ela também alardeou a chegada de duas potências digitais como patrocinadores – Instagram e Mytheresa.com – oferecendo aos vencedores deste ano a chance de explorar um cérebro digital experiente para aprimorar suas estratégias de comunicação e distribuição.

Nathalie Dufour é diretora executiva da ANDAM. CORTESIA

As candidaturas estão abertas em andam.fr até 31 de março, com a divulgação dos finalistas no final de maio e a cerimónia de entrega de prémios marcada para 30 de junho. O júri será apresentado em fevereiro.

Bianca Saunders superou os outros seis finalistas – GmbH, Wales Bonner, Area, Rokh, Ludovic de Saint-Sernin e Casablanca – para conquistar o prêmio de 2021. A estilista britânica de moda masculina deve desfilar sua última coleção em 19 de janeiro durante a semana de moda masculina em Paris, marcando sua estreia na passarela francesa.

Competições internacionais de moda de alto nível vêm enriquecendo seus pagamentos e multiplicando seus troféus nos últimos anos, com o Prêmio LVMH distribuindo prêmios especiais para nomes como Hood by Air, Shayne Oliver, Simon Porte Jacquemus e outros. Foi renomeado para Prêmio Karl Lagerfeld em 2019 em homenagem ao lendário designer alemão, que morreu naquele ano.

Em entrevista, Dufour disse que a ANDAM pagará agora um total de 600.000 euros a novos talentos, a maior doação desde que o prêmio foi criado em 1989. A ANDAM, sigla francesa para Associação Nacional para o Desenvolvimento das Artes da Moda, aumentou o valor do Grande Prêmio para 300.000 euros no ano passado. Anteriormente, era de 250.000 euros.

O nível de apoio aumentou muito devido à chegada de grandes patrocinadores corporativos, que agora incluem Balenciaga, Chanel, Chloé, Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, Galeries Lafayette, Google France, Hermès, Kering, Lacoste, Longchamp, LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, L’Oréal Paris, OTB, Premiere Classe, Saint Laurent, Swarovski e Tomorrow.

O Ministério da Cultura francês e o DEFI, órgão que promove o desenvolvimento da indústria da moda francesa, também são parceiros públicos históricos importantes da ANDAM.

A ANDAM também oferece o Prêmio Pierre Bergé, que se concentra em jovens empresas francesas e vale 100.000 euros; um Prémio de Acessórios de Moda, no valor de 50.000 euros, e um Prémio de Inovação tecnológica, também avaliado em 50.000 euros.

Frédéric Maus, diretor geral da WSN Developpement, organizadora das feiras Who’s Next e Premiere Classe, será o mentor do vencedor do prêmio de acessórios; Stefano Martinetto, fundador e CEO da Tomorrow, será o mentor do vencedor do Prêmio Pierre Bergé, enquanto o fundador e presidente da Creative Valley, Yann Gozlan, orientará o vencedor do Prêmio de Inovação, normalmente um empreendedor ou start-up.

Refletindo sobre sua orientação do vencedor da ANDAM em 2015, Stéphane Ashpool, da marca de streetwear Pigalle Paris, Pavlovsky disse que o coaching envolve “conversas honestas e francas” e a criação de conselhos de desenvolvimento sob medida, observando que a marca Ashpool tem um aspecto comunitário e abrange não apenas moda, mas esportes, música e vídeo.

Pavlovsky parece estar em uma posição única para ajudar a ANDAM a cumprir seu objetivo de assegurar o papel de Paris como capital da moda, tendo acabado de inaugurar o Le 19M , o novo centro da Chanel para ateliês de especialidades, incluindo bordados, sapateiros e ourives.

Em entrevista, Pavolvsky disse que a concentração de artesanato e savoir-faire em Paris, juntamente com a natureza internacional de sua semana de moda, torna a cidade um farol para criativos de moda de todo o mundo.

Ele também apontou para um ecossistema mais amplo – abrangendo o Festival Internacional de Moda e Fotografia de Hyères e a escola de moda Institut Français de la Mode – para aprimorar a atratividade da indústria de moda e luxo da França.

Dufour concordou: “Fazer um desfile de moda em Paris imediatamente dá a uma marca um prestígio mais luxuoso. É por isso que jovens designers e marcas convergem para Paris. Paris é um sonho.”

Os candidatos aos grandes prêmios da ANDAM podem ser de qualquer nacionalidade, mas devem possuir uma empresa francesa ou criar uma no mesmo ano do recebimento da bolsa. (Os candidatos também devem ter enviado pelo menos duas coleções sazonais internacionalmente e ter registrado um faturamento mínimo de 100.000 euros em 2021.)

Eva Chen, vice-presidente de parcerias de moda do Instagram, elogiou a plataforma de compartilhamento de fotos como um lar importante para designers emergentes.

“Ao trabalhar com marcas independentes, vemos que muitas vezes elas têm seguidores profundamente apaixonados e engajados que acompanharam a jornada dessas empresas e seus diretores criativos desde o início”, disse ela, observando que os vencedores deste ano receberão “ orientação dedicada , para que possam aprender a aproveitar ao máximo a família de aplicativos Instagram e Meta” e “promover conversas significativas e comunidade em nossas plataformas”.

Criada em 1989 por Dufour com o apoio do governo francês e do DEFI e com o falecido Pierre Bergé como presidente, a ANDAM foi um trampolim para designers que alcançariam reconhecimento internacional.

Os vencedores anteriores incluem Martin Margiela, Viktor & Rolf, Christophe Lemaire, Anthony Vaccarello e Jeremy Scott.

Deixe um comentário